Baixa temporada e preço em alta nos principais destinos brasileiros

estrutura dos lugares funciona o ano inteiro a 100%

Expansão do número de viajantes reduz as diferenças ao longo do ano e exige antecedência para conquistar desconto Não existe mais baixa temporada nos principais destinos turísticos do Brasil. A melhoria da renda no país tem levado os brasileiros a viajarem mais e, consequentemente, reduzido a sazonalidade no turismo. O resultado são pousadas com alta taxa de ocupação e passagens aéreas com preços elevados durante quase todo o ano. Para economizar em viagens, só antecipando a compra do pacote em pelo menos seis meses, independentemente da data. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2010, cerca de 50 milhões de brasileiros viajaram pelo país.Em 2005, haviam sido 43 milhões.

Para o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do ministério, José Francisco de Sales Lopes, os números do fechamento de 2011 serão muito maiores. “Estamos fechando agora a pesquisa que mostra como foi o comportamento no ano passado. Já posso assegurar que foi um aumento considerável”, afirma. Lopes explica que a ascensão de milhões de brasileiros para a classe C é um dos principais fatores para o aumento das viagens no país. Além disso, ele lembra que há um “esforço” do setor para estimular as viagens. Isso ocorre por meio de promoções de passagens aéreas para quem compra com antecedência e parcelamento em até 10 vezes para pacotes. “O nosso objetivo é incluir paulatinamente o turismo na estrutura de consumo da classe C”, afirma.

Segundo o diretor-geral da agência Myway, Fábio Carvalho, comprar um pacote de viagem para a baixa temporada – entre o final de fevereiro e maio e entre agosto e setembro, com exceção de feriados prolongados – não é mais tão simples quanto antes. “Quem for comprar com um mês de antecedência corre o risco de nem encontrar pacotes mais”, afirma. Por essa razão, a redução de até 40% nos preços dos pacotes na baixa temporada se tornou algo do passado. Só conseguem descontos de até 25% aqueles que compram com pelo menos seis meses de antecedência. Alguns dos roteiros mais procurados pelos mineiros atualmente são Porto Seguro, Porto de Galinhas, Gramado, Natal e Serras Gaúchas. Dentro do Estado, estão sempre em alta temporada destinos como Tiradentes, São João del Rei e Ouro Preto. O advogado Caio Mário Bessa, de 48 anos, viaja pelo menos uma vez por mês a trabalho ou a lazer e vê com bons olhos o “fim” da baixa temporada. “Quando a cidade fica muito vazia, vários restaurantes ficam fechados. Agora, toda a estrutura dos lugares funciona a pleno vapor, o que é ótimo”, afirma.

Fonte: Tatiana Lagôa - Do Hoje em Dia

ClimaTempo

66°
19°
°F | °C
Clear
Wind: E at 4 mph
Sat

57 | 79
13 | 26
Sun

61 | 77
16 | 25
Mon

55 | 73
12 | 22
Tue

57 | 75
13 | 23

Newsletter

Loteria

Horóscopo

Facebook

Times