A insustentável leveza de verão invade o Minas Trend Preview


 cantora Marina De La Riva embalou o desfile de abertura do Minas Trend Preview

Até o dia 28 de abril, Belo Horizonte se transforma em QG da moda, anunciando as tendências para 2013. Com a voz inconfundível de Marina de La Riva – grande surpresa da noite, que entrou na passarela entoando ritmos latinos, marchinhas e cancioneiro popular -, a roupa do verão 2013 ganhou sopro de leveza, tema da 10ª edição do Minas Trend Preview, que começou, na terça-feira (24), no Expominas, e prossegue até o dia 28, com desfiles, estandes, palestras e rodadas de negócios. A escolha dos tons, tarefa cumprida com sucesso pela stylist Mariana Sucupira, encheu os olhos do espectador, que pode admirar a profusão de trabalhos artesanais, a excelência da modelagem e o frescor de modernidade da roupa mineira.

Com foco na cor nude e nuances de cru, bege, off-white (branco encardido), o desfile de 29 marcas e looks marcou a suavidade do verão 2013. "A ideia foi combinar sustentabilidade, leveza e trabalhos artesanais de um jeito contemporâneo", reiterou Mariana, responsável por trabalhos em grifes como Mary Design, Apartamento 03, Printing, Coven, Graça Ottoni, além de internacionais como Victor Hugo e Adidas. Sustentabilidade sempre foi a tônica do trabalho da diretora criativa do evento, Mary Arantes (que desfila com sua marca Mary Design, na próxima sexta-feira), e que agora permeia o evento como um todo. "Traduzir esses conceitos para nossa realidade é o grande sonho desta edição”, afirma Mary. "Menos descarte de resíduos da moda gerará um mundo com menos retalhos, um futuro leve".

A onda ecologicamente correta adentrou o Expominas, com passarela e instalações em madeira de reflorestamento, projeto de Pedro Lázaro. A proposta ecofriendly se estendeu para acessórios, roupas e, literalmente, subiu às cabeças, com os chapéus de formas inusitadas montados em papel jornal pela Futurarte (cooperativa de artesanato de Betim que ajuda jovens com situação de risco social através da Ramacrisna e com patrocínio da Petrobras). A marca Arte Sacra, por exemplo, mesclou na saia exibida pela modelo Drielly Oliveira pedaços de garrafa pet cortados a laser. Um charme! Em outro look, da grife Fabiana Millazo, o plástico se transformou em paetês, que forraram o minivestido usado pela modelo Serena Marques.

Colares e outros penduricalhos também foram criados a partir de materiais reaproveitados para essa edição do MTP. No desfile de abertura, destaque para a passarela com instalações que lembraram gigantes fuxicos (pedaços de pano muito comuns em tapetes de Minas), mas que na verdade eram amontoados de tecidos recolhidos em fábricas das marcas participantes. Em parceria com a Fiemg, patrocinadora do Minas Trend, e com a SLU (Serviço de Limpeza Urbana), Mary pretende encampar projeto de coleta seletiva em confecções e empresas do segmento em Belo Horizonte, seguindo o exemplo de grandes centros como Paris e Nova York. O Minas Trend Preview prossegue até sábado (28), no Expominas, com desfiles e estandes de roupas femininas e infantil (novidade nessa edição de verão 2013), além de bijuterias, calçados e bolsas de marcas mineiras e de outros cantos do país. O evento é aberto a compradores e público convidado.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

 

Lady Campos

ClimaTempo

68°
20°
°F | °C
Clear
Wind: E at 4 mph
Fri

57 | 77
13 | 25
Sat

57 | 77
13 | 25
Sun

59 | 75
15 | 23
Mon

55 | 75
12 | 23

Newsletter

Loteria

Horóscopo

Facebook

Times