Notícias

Governo de Minas “promete” investir nos presídios: contratar mais agentes e bloqueadores de celular

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

O Governo de Minas Gerais prometeu, que irá investir em tecnologia para os presídios do estado e fará a realização de um processo seletivo para quadro de reservas para contratar mais agentes penitenciários.

A Comissão de Assuntos Carcerários da Ordem dos Advogados do Brasil, informou que a Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, na região Metropolitana de Belo Horizonte, está com 2,2 mil presos, bem acima da capacidade que é de 1.650 detentos, e o número de agentes penitenciários é muito abaixo do ideal, deveria ser no mínimo, o dobro.

A proporção ideal é de um agente para cada três presos, segundo o Conselho Nacional de Segurança Pública.

Outro problema que atinge os presídio mineiros, são os bloqueadores de celular. Nas 199 unidades prisionais do estado, apenas cinco possuem bloqueadores, e uma delas não está operando. Justamente, a Penitenciária Nelson Hungria, que abriga presos da mais alta periculosidade.

A Nelson Hungria está parcialmente interditada e não pode receber novos detentos até que o número de presos caia para pelo menos dois mil.

A  Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, informou que está em andamento o processo seletivo e a contratação de agentes penitenciários foi autorizada e deve acontecer ainda neste ano.

A Comissão de Assuntos Carcerários da OAB  está finalizando um relatório com o panorama de todo o  sistema prisional mineiro. Ele  será encaminhado em agosto ao Ministério Público e à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

agentes bloqueadores capacidade contratação corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública dobro encaminhado ideal investir operando panorama penitenciários portal das gerais presos prisional processo reservas segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio Tecnologia